Entenda o que é o compliance

Compliance: Ética, transparência e cidadania

A Dinâmica Facility é uma empresa que investe em compliance e leva a sério o seu Código de Ética. Temos como meta aplicar o conceito em todas as áreas da empresa. Mais o que é um Programa de Compliance e como ele reflete no relacionamento com os clientes, fornecedores e colaboradores?



  •   Mais do que leis que regulamentam as ações de uma empresa o compliance representa uma nova cultura corporativa. São regras estabelecidas e seguidas por todos os departamentos.


  •   Na Dinâmica Facility uma equipe analisa periodicamente se a empresa está cumprindo todas as regras.


  •   O compliance é uma das formas mais comuns para antever e mitigar riscos. As atividades são monitoradas constantemente, para se identificar o que pode vir a ser considerada uma atitude suspeita.


  •   Basta algum agente da cadeia de fornecimento se envolver em atividades ilícitas, para que a empresa seja responsabilizada. Mesmo que haja alegação de desconhecimento ou não participação.


  •   Todos podem e devem colaborar para apontar as áreas vulneráveis da empresa, com a intenção de criar soluções e padrões de conduta ilibada.


  •   Após os apontamentos cabe aos integrantes do Programa de Compliance adotarem as respectivas formas de controles internos previstas para gerenciar os riscos. A forma de atuação e controle de condutas respeita os pilares da: honestidade, responsabilidade, valorização, respeito e organização.


"Com o objetivo de termos maior efetividade ao programa e possibilitar a participação do quadro integral da empresa, fui incumbido da responsabilidade do cargo de Compliance Officer. A minha missão é fiscalizar o cumprimento das regras de conduta, bem como a operacionalização da ferramenta ‘CANAL DE DENÚNCIAS” disponível no site da empresa”

Carlos Fernando Vilanova, Gerente geral de Facility





Pacto Global

A Facility participa do Pacto Global da ONU por considerar imprescindível que a comunidade empresarial adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Hoje já são mais de 12 mil organizações signatárias articuladas por cerca de 150 redes ao redor do mundo.



Para pensar

“Subestimar o compliance e a importância de jogar dentro das regras contribui para que a a taxa de mortalidade das empresas com até 5 anos de vida chegue perto dos 50% no Brasil. Menos de 20% das empresas chegam aos seus 10 anos de vida, em geral, por falta de controles internos, falhas de gestão, respeito às normas e regulamentação. E aí, já escolheu de que lado sua empresa vai estar na próxima década?”




Acesso ao canal de denúncias